Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

História do Laboratório de Estudos Críticos e Interpretativos em Contabilidade (LECIC)

Publicado: Sábado, 22 Abril 2023 18:55 | Última Atualização: Domingo, 14 Mai 2023 14:03 | Acessos: 559

Origem: O Laboratório de Estudos Críticos e Interpretativos em Contabilidade (LECIC) foi fundado em junho de 2022 como um grupo de pesquisa, por iniciativa do Prof. Aleff dos Santos Santana e da Profa. Juliette de Castro Tavares. O LECIC está sediado na Universidade Federal do Pará (UFPA) e é registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Descrição: Os estudos críticos e interpretativos têm conquistado cada vez mais espaço na contabilidade. Essa abordagem busca contribuir por meio das discussões dos fenômenos sociais da contabilidade de forma capacitadora e emancipatória, ou seja, indo além da tradicionalidade para compreender os significados do objeto de pesquisa nas ramificações da sociedade. As pesquisas críticas e interpretativas têm função pluralista e diversificada nas explicações da teoria ou da metodologia da unidade de análise, viabilizando múltiplas perspectivas e insights sobre a realidade do mundo em que os pesquisadores almejam descompactar, examinar e mudar. Logo, fundamenta-se na reflexão crítica de aspectos voltados para as identidades, atores e instituições na contabilidade. Nesse sentido, o presente grupo de pesquisa tem por objetivo analisar os fenômenos sociais históricos e emergentes, utilizando os princípios teóricos e metodológicos da contabilidade crítica e interpretativa, buscando compreender questões relacionadas a diversidade, inclusão, gênero, raça, sexualidade, educação, interculturalidade, etnossaberes, trajetórias de grupos não hegemônicos e outras temáticas relevantes.

Página no CNPq: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5955921434684979 

registrado em:
Fim do conteúdo da página